Deseja criar seus próprios widgets personalizados no WordPress? Os widgets permitem que você arraste e solte elementos em qualquer barra lateral ou área pronta para o widget do seu site. Neste artigo, mostraremos como criar facilmente um widget personalizado do WordPress.

O que é um Widget do WordPress?

Os widgets do WordPress contêm fragmentos de código que você pode adicionar às barras laterais do seu site ou áreas atualizadas de widgets. Pense neles como módulos que você pode usar para adicionar elementos diferentes, usando uma simples interface de arrastar e soltar. Por padrão, o WordPress vem com um conjunto padrão de widgets que você pode usar com qualquer tema do WordPress.

O WordPress também permite que os desenvolvedores criem seus próprios widgets personalizados. Muitos temas e plugins do WordPress vêm com seus próprios widgets personalizados que você pode adicionar aos seus sidebars.

Por exemplo, você pode adicionar um formulário de contato , um formulário de login personalizado ou uma galeria de fotos a uma barra lateral sem escrever nenhum código. Dito isso, vejamos como criar facilmente seus próprios widgets personalizados no WordPress.

Criar widget php personalizado no WordPress

Neste tutorial, criaremos um widget simples. É necessário que o tema possua um arquivo functions.php, caso o seu tema não possua, crie e coloque as seguintes permissões dentro do seu arquivo functions:

function meu_widget() {

 register_sidebar( array(
 'name' => 'Header',
 'id' => 'header',
 'before_widget' => '<div class="widget">',
 'after_widget' => '</div>',
 'before_title' => '<h2 class="Topo do site">',
 'after_title' => '</h2>',
 'description' => 'Os widgets nesta área serão mostrados na barra superior.',
 ) );

}
add_action( 'widgets_init', 'meu_widget' );

O que faz cada linha:

  1. name é o nome que aparecerá em seu painel quando for mexer nos itens nesta área de widgets. (obrigatório)
  2. id é o nome que será usado para citar esta área de widgets nos códigos. (obrigatório)
  3. before_widget é o elemento html que vem antes do widget inteiro, por exemplo, a abertura de div.
  4. after_widget é o que vem após, por exemplo, o fechamento de uma div.
  5. before_title e after_title são os códigos para antes e depois do título.
  6. description é a descrição que aparecerá no painel.

Colocar widgets no cabeçalho ou rodapé
A função acima irá criar na área Widget do seu painel de controle um Widget com o nome de “Header“. Esse nome pode ser trocado pelo qual você achar melhor para sua criação. Depois de chamar a função, insira o código da chamada do Widget dentro do código fonte do index.php / sidebar.php ou seja, onde você quer que o Widget que você criou apareça no seu site, utilizando para isso o código seguinte:

<?php dynamic_sidebar( 'header' ); ?>

Depois de adicionar o código, você precisa ir em Aparência »  Widgets . Você notará o novo Widget Header na lista de widgets disponíveis. Você precisa arrastar e soltar esse widget em uma barra lateral. Depois disso seu widget já estará pronto para entrar em ação.

Se você gostou deste artigo, compartilhe no Twitter e no Facebook .